Analisando uma conversa

A Empurrando Juntas possui um conjunto de visualizações para analisar os resultados de uma conversa. É importante ressaltar que o nível de confiabilidade dos resultados apresentados pela plataforma dependem do volume de opiniões coletadas. Quanto mais participantes votando e comentando, mais precisos serão os grupos de opinião formados e mais robusta será a análise dos comentários.

Dashboard da conversa

O Dashboard apresenta um resumo do andamento da coleta. Possui visualizações que permitem acompanhar a votação no tempo, as estatísticas de votação e de participantes. Também permite acesso rápido aos relatórios de comentários e de participantes. Tanto o criador da conversa quanto administradores do ambiente podem acessar o Dashboard de uma conversa, basta clicar na conversa desejada que o botão de acesso ao Dashboard será apresentado. Ademais, o dashboard permite a exportação dos dados de votação, nos formatos “csv” e “json”.

../../_images/dashboard.png

Dashboard de uma conversa

../../_images/dashboard-groups-scatter.png

Grupos de opinião e núvem de pontos

Note

A etapa de análise é uma das mais importantes e é o que gera valor para organizações. A Pencillabs em parceria com o Instituto Cidade Democrática pode te auxiliar na produção de relatórios ricos e informativos utilizando os dados coletados pela EJ.

Relatório de comentários

O relatório de comentários permite analisar a performance dos comentários, tanto no geral (considerando todos os participantes) tanto por grupo de opinião. É possível filtrar os comentarios pelo conteúdo, pelo nível de concordância, discordância, convergência entre outros. Também é possível exportar os dados apresentados, caso o usuário queira utilizar outras ferramentas de dataviz para realizar suas análises. É possível exportar os dados nos formatos “csv” e “json”.

../../_images/comments-report1.png

Relatório de comentários

../../_images/comments-report2.png

Opções de exportação do relatório

Gestão de personas

O estereótipo de uma conversa é uma generalização de um grupo de pessoas cujo as ações são similares, com base, no histórico comum de participação em uma conversa. Seja curtindo, comentando ou pulando o sistema de votação. Exemplo: se temos uma conversa sobre uma temática de turismo, poderíamos definir como estereótipos os perfis de turistas: mochileiros, trabalho ou romântico, com base nos comentários ou participação nos comentários existentes.

Podemos afirmar que os estereótipos de uma conversa são pressupostos sobre um determinado grupo de participantes. Eles não afetam a formação dos grupos de opinião, mas eles ajudam o nosso algoritmo a inferir os tipos de participantes que fazem parte de cada grupo. Por isso é importante, na criação de cada conversa, arriscar de 2 a 4 estereótipos iniciais. Sem eles, nosso algoritmo de clusterização não exibirá os grupos de opinião.

Para criar uma persona, acesse a página de uma conversa e no menu lateral clique em “Criar/Editar grupos”.

../../_images/personas.png

Acesso à criação/edição de grupos

Criada a persona, você poderá definir como essa persona se comporta na conversa em questão. Isso é feito simulando os votos da persona nos comentários da conversa. Esse processo é feito no painel “Gerenciar personas”, que também pode ser acessado no menu lateral da conversa. Essa simulação é o que chamamos de modelagem e é a partir dela que os grupos de opinião serão formados.

../../_images/personas-voting.png

Painel de modelagem das personas