Variáveis de Ambiente

EJ usa variáveis de ambiente para personalizar a maioria dos comportamentos e configurações da plataforma. As variáveis de ambiente podem ser definidas diretamente no ambiente host ou salvo em um arquivo de ambiente (.env) para que possam ser compartilhados entre diferentes ambientes. Esta seção descreve as principais variáveis de configuração com seus valores padrão.

Estas variáveis podem ser encontradas no arquivo docker/variables.env.

Configuração básica

Esse é o conjunto mínimo de variáveis necessárias, entre parentêses encontra-se o seu valor padrão. Aviso: Lembre-se de ler a seção “Segurança”, mais abaixo, antes de concluir sua implantação.

DJANGO_HOSTNAME (localhost):
Nome do host para o aplicativo EJ. Pode ser algo como “ejplatform.org”. Este é o endereço no qual sua instância é implantada.
COUNTRY (Brazil):
O País é utilizado para localização e internacionalização da plataforma. Esta configuração controla simultaneamente as variáveis DJANGO_LOCALE_NAME, DJANGO_LANGUAGE_CODE e DJANGO_TIME_ZONE usando as configurações padrão para o seu país. Os países são especificados pelo nome (por exemplo, USA, Brazil, Argentina, Canadá, etc). Você pode usar um PAÍS como base e personalizar qualquer variável de forma independente (por exemplo, COUNTRY = “Canadá”, LANGUAGE_CODE = “fr-ca”)
DJANGO_DEBUG (False):
A variável DEBUG=True, apresenta o rastreamento quando o Django encontra um erro. É bastante útil para ambientes de desenvolvimento, mas deve ser desabilitado em produção.
DB_HOST:
Nome do container de banco de dados que será utilizado pela aplicação. A EJ utilizada Docker para configurar ambientes de desenvolvimento e produção.

SMTP

Para fazer disparos de email, a EJ utiliza a biblioteca django-anymail. Ela permite integrar a aplicação com serviços de SMTP, como Mailgun.

MAILGUN_API_KEY:
Chave de API da conta do Mailgun, que será utilizada para os disparos.
MAILGUN_SENDER_DOMAIN:
Domínio que será utilizado para enviar os emails.

Segurança

DJANGO_ALLOWED_HOSTS:
Define a lista de domínios externos que poderão requisitar recursos da EJ. Essa variável garante que apenas domínios conhecidos possam interagir com os recursos da aplicação.
DJANGO_SECRET_KEY:
Uma string randômica utilizada pelo Django para assinaturas criptografadas. Essa chave não deve ficar pública, já que é utilizada pelo Django para manter recursos como seguros, como o fluxo de recuperação de senha.

Personalização

Essas variáveis customizam o comportamento da EJ de diferentes formas.

Override strings

EJ_PAGE_TITLE (Empurrando Juntos):
Altera o título padrão da página inicial.
EJ_REGISTER_TEXT (Não faz parte da EJ ainda?):
Texto requisitando o cadastro do usuário.
EJ_LOGIN_TITLE_TEXT (Login in EJ):
Solicita que o usuário se autentique.

Override paths

EJ_USER_HOME_PATH (/conversations/):
Redireciona o usuário logado para essa URL.

Regras e Limites

EJ_ENABLE_BOARDS (true):
Habilita a criação de murais no ambiente.
EJ_MAX_COMMENTS_PER_CONVERSATION (2):
Máximo de comentários válidos por conversa.
EJ_PROFILE_EXCLUDE_FIELDS:
Lista de campos que não serão mostrados no perfil do usuário.